Cientistas da Universidade de Kyoto e Pequim criou um experimento para ensinar chimpanzés jogo "rock - tesouras - papel". Como resultado, a maioria dos macacos conseguiu dominar o jogo é quase tão rápido como um de quatro anos as crianças.


A principal qualidade do jogo, fazendo com que a complexidade tanto em macacos e crianças, é a ausência de uma hierarquia linear entre os seus elementos. No experimento, o chimpanzé sentou no cockpit antes da tela de toque e teve que escolher o mais poderoso dos dois mostrada a eles gestos na tela. Primeiro eles tiveram que lidar apenas com um par de papel - pedra, em seguida, com um par de pedra - uma tesoura e, finalmente, a tesoura - papel. Quando a relação de cada um dos pares foram aprendidas, os macacos começaram a mostrar dois caracteres selecionados aleatoriamente. Cinco dos sete macacos após 307 voltas foram capazes de aprender que a pedra bate tesouras, tesouras - papel e papel - pedra. Curiosamente, os chimpanzés mais longas lembrar as últimas duas tesouras - papel, fecho.

formação semelhante ocorreu e crianças entre as idades de 35 a 71 meses. A partir da idade de 50 meses (um pouco mais de quatro anos), eles começaram a lidar com este problema. Velocidade da tomada de decisão no chimpanzé aproximadamente correspondeu ao que mostrava crianças desta idade.

Os resultados do experimento são discutidos no artigo , publicado na revista Primatas.