"Gestão da Raiva é o processo de aprender a reconhecer os sinais de que você está se tornando irritado, e tomar medidas para acalmar e lidar com a situação de uma forma positiva. A raiva é uma emoção normal e saudável quando você sabe como expressá-lo de forma adequada - a gerência da raiva é sobre aprender a fazer isso . " - The Mayo Clínica.

Embora a citação acima pode ser demorada, ela fornece talvez a descrição mais concisa do que constitui "gerenciamento da raiva". Não é a negação da raiva, nem a tentativa de suprimir qualquer sentimento que possa surgir sobre a emoção. A gerência da raiva é sobre a aprendizagem de como lidar com a raiva. Muitos de nós já experimentamos episódios recorrentes de raiva incontrolável ou conhecemos alguém próximo de nós que tem. Tragicamente, o resultado final da raiva elevada e irreprimível é muitas vezes prejudicial emocional e fisicamente. 

Muitas mortes nas mãos de outra pessoa foram atribuídas a ataques de raiva ou algo semelhante.

Todos nós experimentamos esta onda de raiva - em vários graus - de tempos em tempos. Talvez seja quando alguém nos corta no trânsito, quando um membro da família instiga o conflito, ou quando um colega de trabalho se recusa a trabalhar juntos de forma amigável. Nestes e muitos outros cenários, a tentação de recorrer à raiva é altamente convincente. Se surgir uma forte onda de raiva, é melhor aceitar sua presença e lidar com ela. Isso nos leva ao tópico deste artigo: gerenciar a raiva de forma eficaz.

Vamos lá.

AQUI ESTÃO 5 TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO DE RAIVA QUE AJUDARÃO A MANTÊ-LO EM PAZ:

1. IDENTIFICAR UMA POSSÍVEL SAÍDA
Em vez de se concentrar na coisa que te deixou zangado, faça um esforço consciente para resolver o problema. É comportamento errático do seu filho fazendo você chateado? Encontrar algo que irá mantê-los ocupados. Seu amigo ou membro da família está fazendo algo que te tira do sério? Acalmar e ter um diálogo construtivo ou estabelecer alguns limites definidos.

Mantenha-se conscientemente consciente do fato de que a raiva não controlada não resolve nada. Na verdade, o resultado é muitas vezes muito pior. Respire profundamente, mantenha alguma autodisciplina e pense em uma solução racional.

2. PERDOE E (TALVEZ) ESQUEÇA
O perdão é um dos antídotos mais poderosos para o ressentimento. Permitir que a raiva e outros pensamentos e sentimentos negativos distorçam e perturbem a vida cotidiana acaba por levar a nada mais do que amargura, raiva e pessimismo.

Se você pode perdoar alguém que causou sentimentos de raiva, você vai aprender uma lição valiosa. Para você, a capacidade de perdoar ressaltará a verdade de que ninguém pode determinar seu estado de espírito. Para o ofensor, a tolerância que você exibe pode ser apenas suficiente para lembrá-los da importância de permanecer fiel à sua palavra.

Se tal pessoa repetidamente trair seu senso de compaixão, provavelmente é hora de reconsiderar o relacionamento. Dependendo da freqüência de desconfiança e da natureza da ofensa (s), priorizando perdoar em vez de que o esquecimento pode ser a melhor solução (e mais saudável).

3. MELHORE SUAS HABILIDADES DE ESCUTA
Honing suas habilidades de escuta pode parecer uma solução irrelevante, mas quando somos ouvintes ativos, melhoramos instantaneamente nossa comunicação com outras pessoas. Isso cria confiança e essa confiança pode ajudar a mitigar pensamentos e emoções potencialmente hostis.

Demonstrando ao outro que você está realmente ouvindo realiza três coisas: (1) mostra que você se importa, (2) mostra que os pensamentos e as emoções da outra pessoa importam, e (3) estabelece ou reforça sentimentos de empatia. Às vezes, uma pessoa que "dá muito trabalho" simplesmente precisa ser entendido. 

A escuta ativa cumpre essa necessidade de compreensão e muito mais.

4. PRATIQUE O RELAXAMENTO
De acordo com a Associação Psicológica Americana (APA), técnicas de relaxamento "como respiração profunda e imagens relaxantes podem ajudar a acalmar sentimentos de raiva".

A APA fornece algumas práticas específicas que podem ajudar:

- Respire profundamente do diafragma, como "respiração no peito" não vai promover o relaxamento.

- Repita as palavras tranquilizadoras, como "pega leve", "relaxa" e "estou no controle" pode ajudar. Recomenda-se a prática da respiração profunda durante este exercício.

- Usando imagens, visualizar algo que provoca relaxamento - quer a partir de experiência ou imaginação.

- exercícios não-intenso (por exemplo, ioga, meditação, tai-chi) pode ajudar a relaxar os músculos enquanto promove o relaxamento.

5. REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA
As pessoas irritadas tendem a jurar, amaldiçoar ou agir erraticamente quando confrontados com um estressor. O problema aqui é óbvio - tal comportamento alimenta noções amargas e torna impossível qualquer solução potencial.

Reestruturação cognitiva envolve nada mais do que mudar a maneira como pensamos. A razão deste método é tão eficaz, como se refere à gestão da raiva, é que os processos de pensamento são instantaneamente dramatizado e exagerado quando estamos com raiva.


Aqui está um exemplo prático. Estamos esperando na fila em nosso local de café favorito quando o cliente de frente para o caixa se queixa de que sua ordem está desarrumada. Entender que resolver este problema vai levar tempo, um monólogo cínico começa a surgir em nossas mentes. Em vez de dizer "Isso é uma merda", "vou ficar atrasado", reconhecer a situação e substituí-los racionalmente por algo como "Esta situação está fora do meu controle", "Eu vou manter a calma, e eles vão eventualmente Descobrir, "etc.

Quando fazemos a tentativa consciente de racionalizar tais pensamentos, um resultado favorável é muito mais provável.

Mais importante ainda, quando praticamos isso - e outras técnicas descritas acima - convidamos paz e contentamento, em vez de raiva e outros estados mentais negativos.

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