Se você não se sente realizado ou feliz com sua vida, você precisa avaliar seu propósito de vida. Enquanto isto pode ser desafiador se autoanalisar, o que pode levar você a acreditar que está no “caminho errado” e vivendo uma vida que não é sua. Nunca é tarde demais para começar a viver a sua essência, viver uma vida de significativo e felicidade. Encontre sua missão de vida, em seguida, tome medidas para implementar o tipo de vida que você realmente quer viver.
Avalie seus interesses
Mantenha um diário. Escrever é uma ferramenta útil para fazer quaisquer mudanças na sua vida ou em sua perspectiva. Criar um blog no qual você irá escrever e explorar os seus pensamentos sobre o seu propósito de vida, você paixões, e suas alegrias. Ou simplesmente usar caderno com essas anotações.
Não se preocupe com a qualidade de seu texto; este diário é apenas para você, e ninguém mais vai lê-lo. É importante que você seja completamente aberto e honesto.
Pergunte-se. Para começar a avaliar seu propósito de vida, é importante avaliar o que você gosta de fazer, o que você faz atualmente, e o que precisa mudar para viver uma vida com propósito. Algumas questões a considerar:
  • Quando você foi mais feliz em sua vida?
  • O que fez você se sentir orgulhoso de si mesmo?
  • Que qualidades você mais admira em outras pessoas?
  • O que faz você se sentir realmente vivo e energizado?
  • Quão feliz você realmente se sente?
  • Se você tivesse apenas uma semana de vida, como você usaria essa semana?
  • Se você pudesse mudar algo sobre o mundo, o que seria?
  • Qual mudança poderia tornar sua vida mais feliz?
Liste seus interesses e paixões. Anote as coisas que você gosta de passar o tempo fazendo. Podem ser relacionados com o seu trabalho, sua vida pessoal, ou sua vida em casa. Devem ser as coisas que te fazem feliz, que você realmente gosta de fazer. Coisas que você faria mesmo sem ser pago para fazê-las, essas atividades, provavelmente fazem você perder a noção do tempo.
Anote o que você ama. As coisas e as pessoas que você ama são muito importantes para a qualidade de sua vida e como você gasta seu tempo. Reconhecendo as coisas e as pessoas que você ama pode ajudá-lo a concentrar suas paixões e sua finalidade. Concentrando-se em coisas que você ama de verdade o levará para mais perto de suas verdadeiras paixões.
Se você se sente realizado com a sua família, é improvável que você se senta realizado se a sua vida é dominada por uma carreira que faz com que você gaste quase todo o seu tempo longe deles.
Planeje de trás para frente. Imagine-se em 90 anos de idade. Imagine que você está olhando para trás em sua vida, e você está completamente feliz com a vida maravilhosa significativa que viveu. Veja cada detalhe que o levou a esse ponto, em seguida, trabalhe para trás através do tempo para determinar o que você precisa fazer a cada década entre agora e 90 anos, a fim de ter uma vida realizada e feliz.
Por exemplo, digamos que você imagine-se 90 anos de idade, cercado por bisnetos, felizmente se aposentou após uma carreira de sucesso ajudando sua comunidade, vivendo em sua própria casa com todo conforto.
  • Isto mostra que você quer ter uma família, que você gostaria de ter uma carreira, ajudar os outros, e que você gostaria de viver de forma independente.
  • Seu planejamento para trás poderia levá-lo a determinar que você deve começar a ter filhos os 28 anos, você gostaria de encontrar uma posição como assistente social em aos 25 anos, e você deve manter sua saúde para que você possa continuar a viver de forma independente em sua velhice.
Olhe para fora
Qual a missão da humanidade? Esta é uma questão importante, e pode levar algum tempo de reflexão, mas se você determinar o que pode ser o objetivo da humanidade, você pode escalar essa ideia para baixo e aplicá-la à sua própria vida.
Por exemplo, você pode decidir que a missão da humanidade é ajudar uns aos outros a prosperarem. Sua missão pessoal pode ser então ajudar as pessoas em sua comunidade a prosperarem, e você pode determinar quais os passos que você precisa dar e trabalhar para isso.
Encontre pessoas que inspiram você. Pense sobre as pessoas que lhe inspiram verdadeiramente. Podem ser líderes mundiais, figuras históricas, ou pessoas de seu próprio relacionamento. Pense sobre por que essas pessoas são inspiradoras, e determine ações ou características específicas que eles têm que você gostaria de imitar.
Você pode querer manter esta lista em seu diário. Lembre-se que você não tem que admirar ou adotar todos os aspectos de um indivíduo em si, você está usando o indivíduo para aprimorar características específicas que você gostaria de ter também.
Deixe a zona de conforto. Deixar a sua zona de conforto significa ter uma visão mais ampla do mundo e das pessoas que o compõe. Tendemos a ser egoístas em nossas vidas no dia a dia, mas ao deixar sua zona de conforto, você perceberá o mundo ao seu redor. Com esta visão do mundo, você passará a ver mais objetivamente o seu lugar no mundo e avaliar as suas paixões e propósitos.
Pergunte aos seus amigos quais são seus pontos fortes. Se você está tendo dificuldade para avaliar a si mesmo, ou se você gostaria de uma segunda opinião, peça para alguns amigos próximos que lhes digam quais são seus pontos fortes. Eles podem oferecer algumas dicas que você tem dificuldade para enxergar em si mesmo.
Por exemplo, você pode não consegue perceber que suas próprias ações inspirar seus amigos a quererem imitar você. Um amigo pode dizer: “Eu acho que você é bom em colocar um plano em ação, em vez de esperar por alguém para começar.” Você pode usar essa força em seu propósito.
Defina a sua missão. Depois de ter avaliado a si mesmo e ampliar sua visão, decidir o que você gosta e a missão da sua vida. Lembre-se que não há problema se ela for alterada no futuro. É importante ter uma meta e uma direção agora, mesmo que você altere mais tarde.
Depois de decidir qual a sua missão, anotá-la, postá-la em algum lugar para que você possa lê-la todos os dias, lembrando-lhe o que você quer na vida. Você pode perguntar a si mesmo a cada dia, se você está fazendo coisas que o levam na direção da sua missão.
Agindo sobre a sua missão
Escreva sua declaração de missão pessoal. Outra maneira de pensar na missão de sua vida é enquadrá-la como uma declaração de missão pessoal. Você pode querer converter a sua missão em uma declaração de missão pessoal.
Medite para definir suas intenções. A meditação pode ser útil para definir a sua intenção para o seu dia, sua semana, seu ano, e sua vida. Limpe sua mente e permita-se imaginar a sua vida da maneira que você gostaria que fosse, pode ajudar você a tomar medidas no sentido de viver a vida de seus sonhos.
Pare de tentar agradar a outras pessoas. Mesmo que o seu objetivo tenha um elemento social, tentar agradar as pessoas em torno de você pode atrapalhar no seu propósito geral. Certifique-se de que as ações que você está tomando em sua vida são escolhas suas, e não as escolhas de outras pessoas ao seu redor.
Muitas vezes, as pessoas não sabem o que as torna verdadeiramente feliz, por isso mesmo se seu objetivo é trazer a felicidade para si mesmo e para os outros, atendendo às demandas imediatas dos outros não vai ajudar você a viver o seu propósito.
Liste as ações que levam em direção ao seu objetivo. Em seu diário, escreva uma lista de ações que você pode tomar que vai levá-lo diretamente para sua missão de vida. Você pode não ser capaz de executar cada ação imediatamente, mas percebendo os passos que você deve tomar para chegar ao seu propósito lhe ajudará a se mover na direção correta.
Por exemplo, se seu trabalho atual não está cumprindo e não combina com o propósito de sua vida, você pode escrever “encontrar um novo trabalho” na lista. No entanto, você pode não querer sair imediatamente seu trabalho atual antes de encontrar um novo devido aos aspectos práticos de pagar as contas e manter sua família amparada.
Divida sua lista em curto prazo, médio prazo, e mudanças de longo prazo.
Ações que o levam a cumprir a sua missão. Depois de ter determinado as ações que você terá de tomar para cumprir a missão de sua vida, comece a agir. Comece com as mudanças de curto prazo e trabalhe no sentido de mudanças a longo prazo. Às vezes, a tomar medidas em vez de pensar demasiadamente pode lhe trazer maior clareza e felicidade.
Revisite o seu diário. Certifique-se de voltar e ler o seu diário de propósitos e as listas relacionadas periodicamente para fazer alterações, ou lembrar-se de sua finalidade. Depois que de algum tempo, você pode acomodar-se e voltar aos seus hábitos antigos. Embora não haja nada de errado com isso, você provavelmente vai se sentir mais satisfeito, se você se mantiver trabalhando na direção de sua missão de vida.
Evite atividades que o afastam de sua missão. Seria certamente difícil evitar fazer qualquer atividade que não esteja relacionada diretamente ao seu propósito de vida. No entanto, você pode evitar fazer atividades que trabalham contra seu propósito de vida.
Dicas

  • Tenha em mente que muitas vezes, encontramos o nosso objetivo ao longo do caminho.
  • À medida que aumenta a quantidade de tempo gasto dedicado à missão de sua vida, você vai perceber que é fácil tomar decisões corretas. Com o tempo, você vai usar seus dias vivendo sua missão de vida, e você vai se sentir mais feliz e mais saudável do que nunca.
  • Às vezes é melhor (e mais fácil) saber o que você não quer do que saber exatamente o que você quer. Se você precisar, comece listando o que você não quer fazer (ou ser), em seguida, trabalhe no sentido de descobrir o que você quer.                                                                                                                                                                                            Assista o vídeo: Elimine os 7 Erros e Encontre sua Missão                                                                                                              
  • Obrigado por estar aqui.
  • Dica: Este curso pode ajudar melhor você a descobrir a sua missão.