(VOCÊ NÃO PODE IGNORAR PRINCIPALMENTE A #2ª ATITUDE)
Eu tenho e muito estudado quais as atitudes vencedoras das pessoas que enfrentam desafios na vida e que ultrapassam os seus limites. E ao analisar algumas atitudes das pessoas vencedoras, percebi semelhantes comportamentos adotados, que as tornavam seres humanos incríveis e vitoriosos nos seus mais diversos obstáculos.
Em muitos anos desenvolvendo a minha missão de vida, que é estar comprometido com o sucesso das pessoas, eu vinha observando alguns resultados dos meus clientes, e algo muito me incomodava. Citei “incomodava” porque há alguns anos consigo de fato ajudar os meus clientes e amigos a obterem resultados expressivos e a se aproximarem de uma vida verdadeiramente incrível. Eu vou contar aqui como eu consegui ajudar as pessoas a avançarem e, por fim, se aproximarem rapidamente dos seus objetivos.
Antes de contar as #3 atitudes de um verdadeiro vencedor, eu quero contar o #1º ingrediente que acredito que todo o ser humano precisa “cuidar” para atingir os resultados esperados em sua vida.
Ajudar clientes a sair de uma sessão de coaching com objetivos, metas, planejamento, ações definidas e motivado para realizar, é uma proeza tremenda. Confesso que fico até hoje muito, mas muito orgulhoso, por fazer parte de grandes histórias de sucesso. Porém, eu percebia que na próxima sessão, ele, o cliente, que saiu da primeira sessão com caminho, com um plano, com uma meta e com ações, não conseguia sair do lugar. Aí, eu comecei a me questionar e a estudar profundamente quais eram as possíveis “chaves” que poderiam ser utilizadas para ajudar o meu cliente a sair da inércia. Mergulhado em estudos sobre comportamento, me aproximei de um tema que hoje o chamo de “#1º ingrediente” para uma vida de fato INCRÍVEL. Esse ingrediente eu e muitos pesquisadores chamam de mindset positivo ou programação mental positiva.
Em minha investigação, comecei a compreender como a nossa mente funciona, e foi nesse momento que entendi perfeitamente que de nada adiantaria ajudar o meu cliente a definir o foco, construir com ele o objetivo, definir um plano com metas e ações, se de fato a mente dele não acreditasse que ele poderia realizar, ou seja, que ele seria capaz de colocar aquilo em prática e colher “bons e doces frutos”. Minhas colocações para algumas pessoas podem parecer óbvias, mas eu posso afirmar, não são.
O grande problema para que os meus clientes e amigos saíssem da inércia, partissem para a ação e mudassem definitivamente a sua história estava exatamente dentro da sua própria mente. E sabe por quê?
Porque a nossa mente vive em quatro dimensões: a física, a mental, a emocional e a espiritual. O que vemos na dimensão física é apenas a reprodução das outras dimensões. O que significa que a nossa mente é formada de uma cosmovisão que nada mais é do que o modo particular que eu enxergo o mundo em sua dimensão física, e com base nessa dimensão, há a produção e reprodução dos pensamentos e emoções que estão atrelados às dimensões mental, emocional e espiritual. Com base nesses elementos, há a construção de crenças. Dessas crenças, nascem os valores, e desses valores, os comportamentos [atitudes]. Desses comportamentos, há a construção de uma história. [Vide abaixo o esquema que construí para melhor compreensão].
A mente possui camadas que, se compreendidas, farão todos os seres humanos avançarem em quaisquer aspectos de sua vida (isso porque tudo que aprendemos a lidar de forma consciente, nos faz avançar).
Então, o que de fato paralisa o ser humano e o impede de ter uma vida incrível é a sua própria mente. Aquilo que a mente acredita com base em crenças e valores instalados desde o nascimento, assim será.
Agora que sabemos, mesmo que rapidamente, as dimensões que constituem a nossa mente, temos o pleno entendimento que uma mente programada para o lado negativo, gera uma realidade negativa, e uma mente programada para o lado positivo, gera resultados positivos. Isso porque se as pessoas começarem a analisar a sua cosmovisão, e começarem a monitorar os seus pensamentos e emoções com base em fatos, as suas crenças e valores podem ser reestruturados com base naquilo que a pessoa acredita, pois a mente possui a habilidade de se reprogramar. Por isso, acredito piamente que temos, sim, o controle da nossa mente. Quando deixamos a mente nos controlar, deixamos de ser o ator principal da nossa história e passamos a ser coadjuvantes.
Uma mente programada para a vencer os obstáculos acredita que, independente do que aconteça, a pessoa conquistará os seus propósitos, pois como dizia David Joseph Schwartz em um livro fantástico chamado “A magia de pensar grande”, “se você consegue visualizar, você consegue realizar”!
Então, esse #1º ingrediente – o mindset – nos entrega uma forte compreensão de que o nosso mundo exterior é criado pelo nosso mundo interior. Ou seja, os resultados que atingimos em nossa vida – realidade [visível] – é fruto daquilo que construímos em nosso interior – crenças e valores [invisível].
Assim, se você quer mudar o fruto, o visível, você precisa primeiro mudar a raiz, o invisível.
Uma vez colocado o ingrediente fundamental para vencer, chamado mindset, vamos para as #3 atitudes de um verdadeiro vencedor.
#1ª ATITUDE DE UM VERDADEIRO VENCEDOR
UM VENCEDOR TEM POSTURA AFINADA À SUA VISÃO
Muitos empresários, bem como o próprio mundo corporativo, falam sobre a importância da visão positiva de futuro. Quando falo sobre esse assunto para algumas pessoas, elas compreendem, mas não conseguem de fato executar uma visão de futuro consistente. Por conta disso, imerso aos meus estudos, detectei que não adianta falarmos exaustivamente sobre a importância de uma visão positiva de futuro, se as posturas das pessoas em seu cotidiano não estiverem alinhadas a essa visão.
Para exemplificar o que acabei de dizer, vou contar para você um caso. Esses dias, encontrei um grande amigo, que é microempresário. E ao nos aprofundarmos em uma conversa sobre a importância de você amar o que faz, porque eu acredito que quanto mais você ama o que faz, menos você chama aquilo de trabalho, esse grande amigo disse: “Eu não sei porque tenho que trabalhar. Eu gostaria de ganhar muito dinheiro, viajar o mundo, investir em algo que de fato me dê prazer, em vez de ficar 6 a 8 horas naquele escritório”.
Veja o comentário acima. Esse é um microempresário que ainda possui um mindset [mentalidade] daquele “empregado” que não tem o interesse em crescer como profissional, pois seu comentário mostra uma visão imediatista e sem propósito. Ora, ser um microempresário ou um profissional bem-sucedido exige uma nova mentalidade e posturas diárias que projetem o seu corpo e o seu coração para uma visão positiva de futuro.
Você acredita que a postura desse meu amigo esteja alinhada a uma visão positiva de futuro que é ser, de fato, um microempresário bem-sucedido?
Acredito que não, certo?! Então, creio e muito que, só será possível sustentar uma visão positiva de futuro daquilo que você determinar como objetivo e meta em sua vida de forma atingível e realizável, se a sua postura – crenças, valores e comportamentos – estiver diariamente alinhada com aquilo que você deseja a longo prazo [visão]. Quando você tem uma visão, você permanece firme, sem se abalar.
Com esse cenário ilustrado, chegamos à conclusão de que você é o que você pensa sempre! Por isso, pense bem!
“QUANDO VOCÊ TEM UMA VISÃO,
VOCÊ PERMANECE FIRME, SEM SE ABALAR”.
#2ª ATITUDE DE UM VERDADEIRO VENCEDOR
UM VENCEDOR SAI DE CIMA DO MURO
Deixa eu contar uma coisa para você. Em cima do muro não é lugar de vencedor. A melhor coisa que uma pessoa pode fazer na vida dela é se posicionar.
A bíblia, o livro mais vendido do mundo há séculos, diz que “não é possível agradar dois senhores. Você agrada um ou outro”.
Na vida é a mesma coisa. Quando você não se posiciona para qual lado vai ficar, a sua vida inteira para. Vou repetir, a sua vida inteira para.
A vida é cheia de escolhas e precisamos decidir. Decidir é agir. As atitudes que tomamos em nossa vida entregarão resultados, e a soma desses resultados constrói a nossa história.
Todos os dias aparecem oportunidades em nossa vida. E creia, a gente diz sim ou não para elas diariamente. Conheço muitas pessoas que estão infelizes em sua carreira, e consequentemente em sua vida – pois, para mim, não existe a possibilidade de se separar vida profissional e vida pessoal; tudo é vida. O ser humano é único e especial e, por isso, se há problemas na carreira, há problemas na vida.
E quando essa infelicidade aparece, dúvidas começam a surgir. E mais uma vez o mindset entra em cena, não é mesmo?! As nossas decisões estão literalmente arraigadas às nossas crenças e valores. Você quer ver um exemplo?
Quantas pessoas não mudam de trabalho porque acreditam que não vão conseguir uma oportunidade melhor? Você já deve ter conhecido alguém assim, mesmo que intimamente, não?!
Pois é, e quando há conflitos entre as nossas crenças e valores, o nosso SER entra em “parafuso”, pois precisamos decidir o que devemos fazer. E nesse momento subimos em cima de muro. O que sempre digo aos meus clientes e amigos, divulgarei aqui. O problema não é você subir em cima do muro, pois desafios e oportunidades aparecerão sempre e nos colocarão em cima do muro. O problema é você permanecer em cima do muro por muito tempo. Então, lembre-se sempre, pessoas vencedoras sempre escolherão um lado.
Eu vou contar para você como funciona o meu mindset quando eu preciso tomar decisões e sair, de fato, de cima do muro.
Muitas vezes, a gente não decide em qual lado vamos ficar na vida, e aqui eu estou falando em todos os âmbitos, porque temos um medo terrível de fracassar. Isso acontece porque culturalmente fomos ensinados pelos nossos pais que fracassar é para perdedores.
Gostaria nesse momento de fazer um parênteses. Uma pesquisa científica recentemente divulgada nos E.U.A mostra que uma criança recebe dos seus pais diariamente cerca de 70 “nãos” – “não pode mexer aí”; “não pode falar isso”; não pode bater”; “não pode falar agora”; etc. Acredito que pela quantidade de “nãos” que as pessoas recebem diariamente desde a sua infância, esse medo de fracassar seja ainda mais enaltecido, não?!
Como podemos então nos livrar desse medo de fracassar, visto que sabemos que ele é um dos principais responsáveis em deixar a gente em cima do muro?
Bom, vamos lá?! Quando a nossa mentalidade entende que fracassos não existem e o que existem são resultados (grandes ou pequenos) daquilo que decidimos em nossa vida, as nossas posturas e atitudes começam a mudar.
Vou explicar melhor. Quando entendemos que, para cada ação que tomamos há um resultado e esse resultado pode até ser insatisfatório naquele momento, mas ele pode ser melhorado a qualquer hora, minimizamos o medo de tomar decisões. Então, penso automaticamente assim, depois de muita prática. Para mim, não existem fracassos, existem resultados e eles podem ser melhorados a qualquer momento.
Com essa mentalidade, tomar decisões – eu posso afirmar – fica muito mais fácil.
“NÃO EXISTEM FRACASSOS, EXISTEM RESULTADOS E
ELES PODEM SER MELHORADOS A QUALQUER MOMENTO”.
#3ª ATITUDE DE UM VERDADEIRO VENCEDOR
UM VENCEDOR SE POSICIONA NA VERDADE
Uma atitude sempre observada em uma pessoa vencedora é a VERDADE. A verdade é inegociável. Ela fomenta e rege a nossa credibilidade na família, nos negócios, nas relações interpessoais e principalmente dentro de nós.
A verdade abre portas porque ela promove a confiança, e a confiança promove a empatia, e a empatia promove a conexão, e a conexão por fim promove a transformação.
Note: quando as pessoas ferem os seus próprios valores e colocam em xeque a verdade, o SER que existe dentro de nós começa a “parecer” e a “reclamar”. Se é uma simples coincidência para você o que eu vou afirmar, sem problemas, mas saiba que para mim, não é.
Se observarmos as pessoas que ferem os seus valores e crenças colocando de forma duvidosa a verdade, iremos chegar a alguns semelhantes cenários. Veja as minhas colocações:
Vamos mencionar os “grandes” políticos do Brasil. Quantos deles “feriram” as suas crenças e os seus valores por interesses próprios e, ao final de uma história de inverdades, obtiveram terríveis doenças, como o câncer? Gostaria que você mesmo nesse momento pensasse sobre isso.
A vida possui uma espécie de “efeito bumerangue”. Quando passamos por cima dos nossos valores, das nossas crenças e desrespeitamos a nossa vida e a vida das pessoas com quem convivemos, tudo, absolutamente tudo, ao seu tempo é devolvido com uma intensidade maior.
Por isso que a verdade, um grande valor, sempre será um divisor de águas na vida das pessoas que de fato desejam evoluir, pois ela promove laços duradouros, constrói e fundamenta importantes negócios e, por fim, faz as pessoas, no tempo certo, alcançarem os seus objetivos na busca permanente pelas suas importantes realizações.
O que posso afirmar com base na neurociência é que os valores e as crenças também são construídos pela nossa mente. E todas as vezes que tais valores e crenças são “feridos” por outros interesses, a mente reage e promove conflitos, e esses conflitos são apresentados em efeitos psicossomáticos no corpo das pessoas.
Os estudos sobre crenças e valores e os seus efeitos no corpo humano ainda estão em evolução nas universidades americanas, e eu creio que em breve teremos importantes resultados a divulgar.
“A VERDADE ABRE PORTAS PORQUE ELA PROMOVE A CONFIANÇA, E A CONFIANÇA PROMOVE A EMPATIA, E A EMPATIA PROMOVE A CONEXÃO, E A CONEXÃO POR FIM PROMOVE A TRANSFORMAÇÃO”.
Por fim, creio piamente que a VERDADE afinada à nossa missão de vida nos levará à vitória e, com isso, os resultados falarão por si só.
Se você curtiu essa matéria que produzi com muito empenho, deixe seu comentário e compartilhe. Não existe nada melhor do que propagar conhecimento e compartilhar experiências com as pessoas.
Reflita e aja sempre!
Um abração e nos vemos no próximo post.
0 Comentários
Prezamos seu respeito.