Aplicativo ‘Dinheiro Brasileiro’ fornece informações sobre os elementos de segurança do Real
O Banco Central Fornece o aplicativo "Dinheiro Brasileiro", que ajuda a população brasileira e os estrangeiros a verificarem se a nota é verdadeira. O aplicativo para celular e tablet está disponível em português, inglês e espanhol, e pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
Para usá-lo é preciso aproximar a cédula da câmara do aparelho. O sistema vai indicar onde ficam os elementos de segurança para que o cidadão faça a análise da nota. Segundo o Banco Central, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade de verificar automaticamente a autenticidade das cédulas.
Sistema importado
Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse.
Notas falsas
Este ano, até o momento, foram recolhidas 50,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada – 37,7 mil unidades. A orientação do Banco Central para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco.
Cuidado!
Agora Que Você Sabe, Fique de Olho.
Compartilhe Esta Informação Com Seus Amigos, Familiares e Outras Pessoas Que São Importantes Para Você...
0 Comentários
Prezamos seu respeito.